- Área: 40 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Hey!Cheese
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando entramos na casa de 40 m² é possível sentir a luz da varanda que revela as funções espaciais com claridade e simplicidade. A sala de estar e a de jantar na porção frontal será o espaço para guardar a maioria das memórias da família no futuro. Portanto, os arquitetos decidiram fazer com que a luz brilhe sem restrições na sala de jantar, refletindo como a família se imagina em seu lar futuro - junto à uma simples textura de painéis de madeira de pinus, um harmonioso verde, e uma simples e feliz atmosfera de paredes pintadas de branco.
Em geral, o espaço é projetado para satisfazer as necessidades de espaços básicos, (3 quartos, 1 sala de estar e 1 sala de jantar) e a demanda de armazenamento. No entanto, neste caso, os arquitetos prestam mais atenção à criação do prazer de sensações visuais, enquanto que os habitantes caminham pela casa. A principal circulação, as escadas, se combinam com o corredor para se converter em uma passarela aérea, que conecta o dormitório principal e o closet, que são capazes de funções espaciais relativamente estreitas.
Enquanto mantém sua privacidade, os arquitetos seguem deixando a luz e a sombra brincarem do quarto principal e faz com que a janela da esquina do closet possua a vista mais importante da sala de estar e de jantar. A sala de Washitsu, para atividade da família, está contida sob o quarto principal, e o banheiro está justo abaixo do closet, fazendo com que as duas funções espaciais de cima e de baixo se complementem espacialmente entre si. O espaço sob as escadas se transforma em outra circulação e através da criação de estantes ao longo da parede do átrio, a passarela e o corredor inferior ampliam o espaço das escadas para eliminar a sensação de opressão e também criam uma extensão do eixo visual.
Da camada exterior da arquitetura, os arquitetos utilizam as janelas para demarcar uma cena, mas o uso da forma real e imaginária de portas cria um marco a partir da camada interna. Além disto, a altura é um elemento que se aplica em todo o projeto, por exemplo, a televisão na sala de estar, é flexível para ser aparafusada em um trilho que desliza para as laterais, e também pode ser guardada na parede, mantendo-a horizontalmente a mesa de jantar. O projeto substitui a parede tradicional da televisão com apenas uma função, o armário de armazenamento na parede está equipado com alças ocultas para manter o estar e jantar limpo e confortável. Cada quarto parece ser independente, mas na realidade estão estreitamente conectadas.
O consistente tom verde proporciona um diálogo territorial - o verde do tatami se mistura com a cor verde da parede na sala principal, enquanto a cor verde escuro do quadro-negro está em consonância com a cor verde da parte inferior do armário de armazenamento. O tempo também é um outro elemento que enquadra a cena. Ele está sempre mudando, sendo reorganizado e redefinido para moldar a expressão mais pura de vida da família.